Abel e Fernandão promovem promovem confronto entre mestre e aprendiz

08/09/2012 17:30

 

Técnico do Fluminense aposta no sucesso do comandante colorado: ‘Ele
já era um treinador dentro de campo’. Duelo será domingo, no Beira-Rio


O confronto entre Inter e Fluminense neste domingo, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, será marcado por dois personagens que poderiam ser tratados como “mestre” e “aprendiz”. Se de um lado, o clube carioca terá o veterano Abel Braga no comando, os gaúchos serão comandados por Fernandão, que ainda está engatinhando na carreira como treinador.

Abel braga fluminense sport (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Abel aposta no sucesso do seu pupilo
(Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

Adversários no campo, amigos fora dele. Abel e Fernandão têm uma história conjunta de conquistas, e sempre há despejos de elogios mútuos.

- O duelo é entre Flu e Inter, mas do outro lado vai ter um grande amigo. No dia a dia encontro amigos que não trabalham há cinco anos. Ele queria, mas já falei que o jogador ídolo fica para trás. Agora, além de um grande amigo, passa a ser um colega de trabalho – comentou Abelão.

- Será mais um confronto direto contra uma equipe que faz campanha fora do normal, junto com o Atlético-MG. O Abel está há mais de ano no comando (do Fluminense), e sou fã dele – frisou Fernandão.

Abel no Brasileirão
22 jogos
13 vitórias
8 empates
1 derrota

... e Fernandão
12 jogos
5 vitórias
4 empates
3 derrotas
 

O ano de 2006 foi o mais marcante para o trabalho mútuo dos hoje colegas de profissão. Foi quando o Inter sagrou-se campeão da Libertadores pela primeira vez, coroando a temporada com o título mundial conquistando em cima do Barcelona. Abel era o treinador daquele time, e Fernandão, então capitão do Colorado, agia como o comandante dentro do gramado, recebendo orientações e as repassando aos demais.

- Ele era um treinador dentro de campo. Possui uma visão extraordinária do futebol, e não há dúvidas de que vai se destacar nesta nova função. Vai chegar longe. Isso era o que ele queria, mesmo no mundo atual do futebol, que está cada vez mais complicado para os treinadores. Nossa relação era só no olhar. Ele mudava o esquema para algo que tínhamos combinado só ao analisar a formação dos rivais. A sua leitura tática é impressionante, e por isso acredito em uma carreira vitoriosa – elogiou Abel.

Fernandão contra o São Paulo (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)Fernandão ainda se sente em fase de "provações"
(Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)

Fernandão sabe que ainda há um longo caminho a ser percorrido na nova função.

- Estou me sentindo bem, ganhando experiência. Na condição, por ser novato, tento fazer melhor do que todos que assumissem o clube. A margem de erro é pequena. Daqui a pouco serão erros e resultados que qualquer um teria – declarou o técnico colorado.

A partida é tratada pelo Inter como uma decisão Com pretensões altas no Brasileirão, o clube gaúcho está totalmente mobilizado para domingo, quando Fernandão e Abel deixarão a amizade de lado por 90 minutos para brigarem pelo próprio futuro.

Tinga, Fernandão e Abel, em 2006 (Foto: Inter, DVG)Fernandão era um tipo de treinador de Abel dentro de campo em 2006 (Foto: Inter, DVG)